Unidades Curriculares
Unidade Curricular
Docente

Professor Doutor Marco Painho
painho@isegi.unl.pt
Objectivos
- Fornecer uma ampla descrição do âmbito e natureza do campo de estudo da Ciência da Informação Geográfica.
- Definir a natureza dos SIG e dos componentes chave da área de estudo da Ciência & SIG.
- Estabelecer as relações entre a tecnologia, dados, métodos e organizações no uso de Sistemas de Informação Geográfica.
- Apresentar os principais eixos problemáticos associados ao uso de SIG.
- Identificar as principais questões relacionadas com o desenho, criação e funcionamento de SIG.
Unidade Curricular
Docente

Professor Doutor Nuno Neves
nneves@isegi.unl.pt
Objectivos
- Descrição e avaliação dos diversos modelos computacionais de representação e armazenamento de informação geográfica.
- Descrição dos processos e operações fundamentais de análise espacial em sistemas de informação geográfica.
- Avaliação dos modelos de dados espaciais, considerando as suas potencialidades de realização de operações de análise espacial.
- Avaliação das implicações resultantes das características dos modelos de dados espaciais na definição de aplicações SIG e desenvolvimento de processos de modelação geográfica.
- Avaliação de potenciais desenvolvimentos futuros e orientações de investigação em modelos de dados e análise espacial.
Unidade Curricular
Docente

Professor Doutor Miguel Neto
mneto@isegi.unl.pt
Objectivos
Esta Unidade Curricular introduz os conceitos e visa dotar os alunos das competências que são necessárias para projectar, implementar e utilizar bases de dados espaciais.
Entre os aspectos a abordar ao longo desta Unidade, destacamos:
- Introdução às Base de Dados (Modelos relacional, SQL, desenho de bases de dados, bases de dados orientadas a objectos, etc.);
- Concepção e criação de bases de dados espaciais no contexto dos SIG;
- Gestão e consulta de bases de dados espaciais;
- Disponibilização de dados espaciais (no desktop e na Web);
O desenvolvimento desta Unidade Curricular incluirá aulas teóricas, exercícios práticos e um projecto final.
Unidade Curricular
Docente

Professor Doutor Pedro Cabral
pcabral@isegi.unl.pt
Objectivos
- Identificar as principais fontes de dados geográficos (gratuítos e não gratuítos).
- Apresentar as funcionalidades de geoprocessamento vectorial existentes no ArcGIS.
- Descrever os modos de criação, edição, importação, apresentação e análise de dados geográficos vectoriais no ArcGIS.
- Descrever o modo de definição e alteração de sistemas de projecção, criação de gráficos e customização do interface do ArcGIS.
- Modelação e análise tridimensional de dados geográficos.
Unidade Curricular
Docente

Professor Doutor Mário Caetano
mario@isegi.unl.pt
Objectivos
A parte teórica da disciplina de detecção remota tem 3 componentes principais:
- Fundamentos de detecção remota (radiação electromagnética e suas propriedades, interacção da radiação electromagnética com a superfície e com a atmosfera, e reflectância espectral dos principais elementos de superfície);
- Satélites e sensores de observação da Terra;
- Extracção de informação de imagens (pré-processamento geométrico e radiométrico de imagens, análise exploratória de imagens, transformação de bandas, classificação de imagens e avaliação da qualidade dos mapas);
A parte prática inclui exercícios de exploração de imagens para produção de informação. O software de processamento digital de imagens ser fornecido aos alunos.
Unidade Curricular
Docente

Professor Doutor Pedro Cabral
pcabral@isegi.unl.pt
Objectivos
Informação a disponibilizar em breve.
Unidade Curricular
Docente

Professor Doutor Fernando Bação
bacao@isegi.unl.pt
Objectivos
O Data Mining baseado em dados georreferenciados possui características distintas do Data Mining levado a cabo com base em dados empresariais. Embora exista um grande número de coincidências entre ambos, existem também algumas diferenças, que mesmo não sendo muito numerosas são muito importantes e não podem ser negligenciadas. Esta disciplina tem como objectivo, apresentar a metodologia do Data Mining, bem como as suas principais ferramentas e ainda enfatizar as especificidades que existem na exploração dos dados georreferenciados.
Unidade Curricular
Docente

Professor Doutor João Garrot
UniCV
c8057@isegi.unl.pt

Professora Doutora Ana Cristina Costa
UCM
ccosta@isegi.unl.pt
Objectivos
Esta Unidade Curricular permite adquirir competências relativas aos conceitos fundamentais da geoestatística - aplicáveis na indústria mineira, florestal, ambiental, petrolífera, energética e outras - de forma a permitir aos discentes a sua conceptualização e aplicação na sua área de conhecimento. Os aspectos a abordar incluem:
- Técnicas de apresentação, sintetização e exploração de dados
- Descrição de dados espaciais e conceitos de estimação espacial
- Métodos de interpolação espacial determinísticos
- Modelação da continuidade espacial (teoria e prática de variografia)
- Modelação geoestatística por Ordinary Kriging
Unidade Curricular
Docente

Dr.ª Paula Curvelo
pcurvelo@isegi.unl.pt
Objectivos
Esta Unidade Curricular visa fornecer os fundamentos teóricos ligados à concepção, desenvolvimento e implementação de Sistemas de Informação Geográfica de apoio às comunidades locais. Nesse sentido serão abordados os seguintes tópicos:
- Principais actividades ligadas à concepção, desenvolvimento e implementação de um projecto SIG
- O envolvimento das comunidades locais - a participação pública e os Sistemas de Informação Geográfica
- Os SIG e as novas tecnologias de informação e comunicação – oportunidades e desafios
No decorrer desta unidade curricular serão desenvolvidos projectos, pelos estudantes, que irão envolver as comunidades locais e que permitirão colocar em evidência as oportunidades de utilização de SIG em benefício das iniciativas/estratégias de desenvolvimento local/regional
Unidade Curricular
Docente

Professora Doutora Ana Maria Ramalho Correia
acorreia@isegi.unl.pt
Objectivos
Esta Unidade Curricular (UC) visa introduzir os conceitos e dotar os estudantes com as competências essenciais para a elaboração de trabalhos científicos e académicos, tanto de trabalhos curriculares, relatórios de projecto ou de estágio, bem como a dissertação de Mestrado.
Entre os assuntos a abordar nesta UC destaca-se:
- Estrutura e organização de trabalhos curriculares de diversa natureza, incluindo relatórios de projecto e de estágio, bem como a dissertação de Mestrado.
- Elaboração de proposta de investigação – partes e conteúdo de cada uma, bem como ultrapassar os problemas mais comuns com que os estudantes se deparam na preparação destas.
- Revisão crítica da literatura – o processo e os elementos que a integram; como se critica a literatura.
- Fontes e recursos de informação, essenciais para a realização de trabalhos científicos e académicos – fluxo de informação científica e académica, tipologia de fontes de informação e caracterização detalhada das mesmas, evidenciando as características da informação susceptível de ser obtida, nomeadamente, de publicações periódicas, relatórios técnicos e working papers, teses e dissertações, obras de referência e publicações oficiais.
- Fontes e recursos de informação na Internet – com destaque para portais, gateways e sítios Web de bibliotecas; serviços de informação que também veiculam informação; a Web invisível ou profunda (deep Web) como fonte de informação.
- Estratégias para pesquisa de informação.
- Pesquisa de informação na Internet – ferramentas de pesquisa, designadamente, directórios, motores de pesquisa e metamotores de pesquisa.
- Avaliação de informação.
- Utilização ética de informação. Plágio. Normas para citação e referenciação bibliográfica.
O desenvolvimento desta UC envolverá aulas teóricas, exercícios práticos e um trabalho final.

