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Unidades Curriculares

Unidade Curricular

Ciência e Sistemas de Informação Geográfica

Docente

Professor Doutor Marco Painho

Professor Doutor Marco Painho

painho@isegi.unl.pt

Objectivos

  • Fornecer uma ampla descrição do âmbito e natureza do campo de estudo da Ciência da Informação Geográfica.
  • Definir a natureza dos SIG e dos componentes chave da área de estudo da Ciência & SIG.
  • Estabelecer as relações entre a tecnologia, dados, métodos e organizações no uso de Sistemas de Informação Geográfica.
  • Apresentar os principais eixos problemáticos associados ao uso de SIG.
  • Identificar as principais questões relacionadas com o desenho, criação e funcionamento de SIG.

Unidade Curricular

Modelos de Dados Geoespaciais

Docente

Professor Doutor Nuno Neves

Professor Doutor Nuno Neves

nneves@isegi.unl.pt

Objectivos

  • Descrição e avaliação dos diversos modelos computacionais de representação e armazenamento de informação geográfica.
  • Descrição dos processos e operações fundamentais de análise espacial em sistemas de informação geográfica.
  • Avaliação dos modelos de dados espaciais, considerando as suas potencialidades de realização de operações de análise espacial.
  • Avaliação das implicações resultantes das características dos modelos de dados espaciais na definição de aplicações SIG e desenvolvimento de processos de modelação geográfica.
  • Avaliação de potenciais desenvolvimentos futuros e orientações de investigação em modelos de dados e análise espacial.

Unidade Curricular

Bases de Dados Geoespaciais

Docente

Professor Doutor Miguel Neto

Professor Doutor Miguel Neto

mneto@isegi.unl.pt

Objectivos

Esta Unidade Curricular introduz os conceitos e visa dotar os alunos das competências que são necessárias para projectar, implementar e utilizar bases de dados espaciais.

Entre os aspectos a abordar ao longo desta Unidade, destacamos:

  1. Introdução às Base de Dados (Modelos relacional, SQL, desenho de bases de dados, bases de dados orientadas a objectos, etc.);
  2. Concepção e criação de bases de dados espaciais no contexto dos SIG;
  3. Gestão e consulta de bases de dados espaciais;
  4. Disponibilização de dados espaciais (no desktop e na Web);

O desenvolvimento desta Unidade Curricular incluirá aulas teóricas, exercícios práticos e um projecto final.

Unidade Curricular

Aplicações de SIG

Docente

Professor Doutor Pedro Cabral

Professor Doutor Pedro Cabral

pcabral@isegi.unl.pt

Objectivos

  • Identificar as principais fontes de dados geográficos (gratuítos e não gratuítos).
  • Apresentar as funcionalidades de geoprocessamento vectorial existentes no ArcGIS.
  • Descrever os modos de criação, edição, importação, apresentação e análise de dados geográficos vectoriais no ArcGIS.
  • Descrever o modo de definição e alteração de sistemas de projecção, criação de gráficos e customização do interface do ArcGIS.
  • Modelação e análise tridimensional de dados geográficos.

Unidade Curricular

Detecção Remota

Docente

Professor Doutor Mário Caetano

Professor Doutor Mário Caetano

mario@isegi.unl.pt

Objectivos

A parte teórica da disciplina de detecção remota tem 3 componentes principais:

  1. Fundamentos de detecção remota (radiação electromagnética e suas propriedades, interacção da radiação electromagnética com a superfície e com a atmosfera, e reflectância espectral dos principais elementos de superfície);
  2. Satélites e sensores de observação da Terra;
  3. Extracção de informação de imagens (pré-processamento geométrico e radiométrico de imagens, análise exploratória de imagens, transformação de bandas, classificação de imagens e avaliação da qualidade dos mapas);

A parte prática inclui exercícios de exploração de imagens para produção de informação. O software de processamento digital de imagens ser fornecido aos alunos.

Unidade Curricular

Modelação e SIG

Docente

Professor Doutor Pedro Cabral

Professor Doutor Pedro Cabral

pcabral@isegi.unl.pt

Objectivos

Informação a disponibilizar em breve.

Unidade Curricular

Data Mining Geoespacial

Docente

Professor Doutor Fernando Bação

Professor Doutor Fernando Bação

bacao@isegi.unl.pt

Objectivos

O Data Mining baseado em dados georreferenciados possui características distintas do Data Mining levado a cabo com base em dados empresariais. Embora exista um grande número de coincidências entre ambos, existem também algumas diferenças, que mesmo não sendo muito numerosas são muito importantes e não podem ser negligenciadas. Esta disciplina tem como objectivo, apresentar a metodologia do Data Mining, bem como as suas principais ferramentas e ainda enfatizar as especificidades que existem na exploração dos dados georreferenciados.

Unidade Curricular

Geoestatística

Docente

Professor Doutor João Garrot <br /> UniCV

Professor Doutor João Garrot
UniCV


c8057@isegi.unl.pt

Professora Doutora Ana Cristina Costa <br /> UCM

Professora Doutora Ana Cristina Costa
UCM


ccosta@isegi.unl.pt

Objectivos

Esta Unidade Curricular permite adquirir competências relativas aos conceitos fundamentais da geoestatística - aplicáveis na indústria mineira, florestal, ambiental, petrolífera, energética e outras - de forma a permitir aos discentes a sua conceptualização e aplicação na sua área de conhecimento. Os aspectos a abordar incluem:

  • Técnicas de apresentação, sintetização e exploração de dados
  • Descrição de dados espaciais e conceitos de estimação espacial
  • Métodos de interpolação espacial determinísticos
  • Modelação da continuidade espacial (teoria e prática de variografia)
  • Modelação geoestatística por Ordinary Kriging

Unidade Curricular

SIG e Comunidades Locais

Docente

Dr.ª Paula Curvelo

Dr.ª Paula Curvelo

pcurvelo@isegi.unl.pt

Objectivos

Esta Unidade Curricular visa fornecer os fundamentos teóricos ligados à concepção, desenvolvimento e implementação de Sistemas de Informação Geográfica de apoio às comunidades locais. Nesse sentido serão abordados os seguintes tópicos:

  1. Principais actividades ligadas à concepção, desenvolvimento e implementação de um projecto SIG
  2. O envolvimento das comunidades locais - a participação pública e os Sistemas de Informação Geográfica
  3. Os SIG e as novas tecnologias de informação e comunicação – oportunidades e desafios

No decorrer desta unidade curricular serão desenvolvidos projectos, pelos estudantes, que irão envolver as comunidades locais e que permitirão colocar em evidência as oportunidades de utilização de SIG em benefício das iniciativas/estratégias de desenvolvimento local/regional

Unidade Curricular

Metodologias de Investigação

Docente

Professora Doutora Ana Maria Ramalho Correia

Professora Doutora Ana Maria Ramalho Correia

acorreia@isegi.unl.pt

Objectivos

Esta Unidade Curricular (UC) visa introduzir os conceitos e dotar os estudantes com as competências essenciais para a elaboração de trabalhos científicos e académicos, tanto de trabalhos curriculares, relatórios de projecto ou de estágio, bem como a dissertação de Mestrado.

Entre os assuntos a abordar nesta UC destaca-se:

  1. Estrutura e organização de trabalhos curriculares de diversa natureza, incluindo relatórios de projecto e de estágio, bem como a dissertação de Mestrado.
  2. Elaboração de proposta de investigação – partes e conteúdo de cada uma, bem como ultrapassar os problemas mais comuns com que os estudantes se deparam na preparação destas.
  3. Revisão crítica da literatura – o processo e os elementos que a integram; como se critica a literatura.
  4. Fontes e recursos de informação, essenciais para a realização de trabalhos científicos e académicos – fluxo de informação científica e académica, tipologia de fontes de informação e caracterização detalhada das mesmas, evidenciando as características da informação susceptível de ser obtida, nomeadamente, de publicações periódicas, relatórios técnicos e working papers, teses e dissertações, obras de referência e publicações oficiais.
  5. Fontes e recursos de informação na Internet – com destaque para portais, gateways e sítios Web de bibliotecas; serviços de informação que também veiculam informação; a Web invisível ou profunda (deep Web) como fonte de informação.
  6. Estratégias para pesquisa de informação.
  7. Pesquisa de informação na Internet – ferramentas de pesquisa, designadamente, directórios, motores de pesquisa e metamotores de pesquisa.
  8. Avaliação de informação.
  9. Utilização ética de informação. Plágio. Normas para citação e referenciação bibliográfica.

O desenvolvimento desta UC envolverá aulas teóricas, exercícios práticos e um trabalho final.